sexta-feira, 28 de março de 2008

Sinopse e Crítica


Sinopse
Numa pequena fazenda do interior da Holanda, Antonia passa seu último dia de vida. Deitada em uma cama, recorda o dia em que, logo após o término da 2ª Guerra Mundial, voltou ao vilarejo de sua infância, acompanhada de sua filha adolescente, Danielle.
Em flashbacks, o filme recua até aquele dia quando, tendo herdado a pequena fazenda, ela decide recomeçar sua vida, juntamente com a filha. Ela encontra velhos amigos e, com sua autoridade e generosidade, dá abrigo a uma jovem retardada que fora estuprada pelo irmão.
Quando um fazendeiro viúvo, Bas, lhe propõe que seja a nova mãe de seus cinco filhos, ela não aceita a proposta, mas os dois se tornam grandes amigos por muitos anos, até que ela decide tornar-se sua amante, não sua esposa.
Danielle pretende ser uma pintora. Anos mais tarde, quando decide ter um filho, mantendo-se solteira, ela e Antonia vão à cidade em busca de um homem que possa ser o pai da criança. Elas o encontram na pessoa do irmão da amiga Letta.
Thérèse, filha de Danielle, demonstra ser uma criança especial, um prodígio em matemática. Para atender às necessidades específicas de educação de sua filha, Danielle recorre aos conhecimentos de Kromme Vinger, um filósofo recluso, e de Lara, uma professora por quem ela imediatamente se apaixona. Lara passa, então, a viver também na fazenda.
Quando o irmão de Deedee estupra Thérèse, Antonia toma uma posição corajosa contra ele. Embora fique furiosa com a situação, não se deixa levar por seus sentimentos de violência. Anos mais tarde, Thérèse casa-se e tem uma filha, Sarah.
À medida que o tempo passa, Antonia continua adicionando novos membros à sua extensa família, incluindo um padre que deixou o hábito e a amiga Letta. Assim, ao chegar a hora de sua morte, ela está rodeada por sua família e amigos. Sua morte se dá com dignidade, serenidade e beleza.
....
Críticas
"A Excêntrica Família de Antonia" é um ótimo filme que fala do alto valor da amizade, da independência, da intuição e da solidariedade. Realizado pela cineasta holandesa, Marleen Gorris, que também assina o roteiro, apresenta momentos de violência e desespero, mas também outros de grande beleza.
A direção de Marleen Gorris é consistentemente boa. A produção é esmerada, com locações cuidadosamente escolhidas e muito bem captadas pela fotografia de Willy Stassen.
No elenco, o grande destaque é a cativante atuação de Willeke van Ammelrooy, no papel-título. A ela, somam-se às de Els Dottermans e Veerle van Overloop.
FONTE: http://www.65anosdecinema.pro.br/A_excentrica_familia_de_Antonia.htm

Um comentário:

Conselhista disse...

Eu ADOREI este filme!!!