terça-feira, 25 de março de 2008

NOVO FILME ... depoimentos de uma blogueira


NOVO FILME ... Depoimentos de uma blogueira

Resumo: A Excêntrica Família de AntôniaDefinido como uma celebração da vida e da morte, A Excêntrica Família de Antonia, vai além ao contar a história de uma encantadora geração de mulheres. Comandada por Antonia, a saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo. Passear com Antonia por suas paisagens modificadas a qualquer momento pela força da imaginação e conhecer seus curiosos personagens, o filósofo pessimista, a netinha superdotada, a filha lésbica, a vó louca, o padre herege, a amiga que adora procriar, a vizinha que sofre abusos sexuais e os muitos amigos que são acolhidos por sua generosidade, vai nos fazer lembrar do quanto ainda se pode fazer pelo mundo, pela vida e por tudo que existe em nós e precisa ser modificado, simplesmente celebrando a felicidade!
Este filme foi um dos grandes "culpados" para o meu despertar filosófico. Lembro-me muito bem quando o assisti pela primeira vez; tinha apenas 12/13 anos na epóca. Lembro mais ainda de um grande personagem no filme que me marcou muito, justamente o filósofo do filme conhecido como "Dedo Torto" e a sua "Carta" . Fiquei tão impressionada com o conteúdo da Carta que me lembro até hoje. E aqui transcrevo:
"(...)É absurso crer que a dor constate que nos aflinge seja apenas momentânea . Pelo contrário: a desgraça é a regra e não a exceção. A quem culpar por nossa existência? A explosão solar que nos deus a vida? Eu me acuso já que não creio em Deus ou reencarnação, se acreditasse poderia me iludir de que a vida nos promete uma divina sobremesa após uma indigesta refeição. Não quero mais pensar, acima de tudo não quero pensar".

http://horizontesdosaber.blogspot.com/2007/05/excntrica-famlia-de-antnia.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Do pós Guerra aos anos 90 do século XX, na Holanda a aldeia faz a gente pensar nas transformações Históricas, mas a grande questão mesmo é o modelo libertário.

A “matriarca” protege as “loucuras” das pessoas que os cerca? Desde o existencialismo cartesiano do dedo torto, a arte, música e a solidariedade do coletivo que se junta na diferença a grande família, em volta da aldeia.

A proteção do mundo esterno é uma máxima a ser perseguida o tempo todo, a fundamentação teórica é a explicação mais complexa a diversidade, devemos estar preparados.

Os sentimentos se confundem entre respeito, solidariedade, cooperação de maneira a reproduzir de geração em geração, perpetuando um processo de reprodução libertária, numa vida plena com as dores e as felicidades partilhadas entre todos. Fica a pergunta é possível reproduzirmos um modelo libertário?



Família de Antonia o filme para se recomendar aos movimentos populares de resistência na sociedade a partir da reprodução do modelo libertário.