quinta-feira, 23 de outubro de 2008

VENTOS DA LIBERDADE


Na Irlanda, em 1920, trabalhadores do interior do país se organizam para enfrentar os esquadrões britânicos que chegam para sufocar o movimento pela independência. Cansado de testemunhar tanta brutalidade, Damien, um jovem estudante de medicina, abandona tudo para juntar-se ao irmão Teddy, que há tempos já aderiu à luta armada. Quando as táticas não-convencionais dos irlandeses começam a abalar a supremacia dos soldados britânicos, o governo se vê forçado a negociar e os dois lados discutem um acordo de paz. Nesse momento, na Irlanda, aqueles que estavam unidos pela independência se dividem entre os que são a favor e os que são contra o acordo, deixando os irmãos em lados opostos de uma nova guerra, agora interna.
Mais uma obra prima do diretor Ken Loach!!!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

MICHAEL COLLINS - O Preço da Liberdade


Esta é a biografia romanceada de Michael Collins que, nos anos 20, foi uma figura central na luta da Irlanda contra o domínio da Coroa Inglesa. Ciente de que estaria realizando um drama político sobre uma personalidade pouco conhecida fora de seu país de origem, a Irlanda, o cineasta Neil Jordan decidiu trabalhar a história quase como uma aventura, um épico com romance, luta, violência e idéias. Conseguiu um resultado muito positivo, prendendo a atenção do espectador com uma história tensa e um completo domínio de cena, trabalhando como nunca com cenas grandiosas e inúmeros figurantes.
Durante quase 700 anos, a Inglaterra dominou a Irlanda com mão de ferro. Em 1916, um violento combate entre os rebeldes irlandeses e a bem treinada força militar inglesa resultou em uma vitória esmagadora do governo, eliminado os últimos focos de resistência. Entre os revolucionários que sobreviveram ao massacre encontrava-se Michael Collins, um homem corajoso, disposto a continuar lutando por seu país. Mas como combater um exército tão poderoso? Utilizando táticas incomuns de combate. Atacando quando menos se espera. Eliminando os inimigos de forma traiçoeira e sem piedade.